...

MISSÃO


Monitorar as condições atmosféricas e gerar informações confiáveis e vitais para a tomada de decisão no planejamento e realização de trabalhos e atividades realizadas a céu aberto. Disponibilizar a medida de proteção coletiva “monitoramento das condições atmosféricas que antecedem a tempestades elétricas severas” para os “trabalhos a céu aberto”.

VISÃO


Ser líder no mercado de monitoramento das condições atmosféricas que antecedem a tempestades elétricas severas.

VALORES


Busca pela excelência em todos os aspectos empresariais (segurança, qualidade, integridade, trabalho em equipe).

SERVIÇO DE MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS UMA NECESSIDADE DE MERCADO E DA SOCIEDADE


As empresas precisam de um serviço especializado de acompanhamento das condições atmosféricas para poderem decidir como irão programar suas atividades ou como, durante a realização de suas atividades, irão implementar medidas de proteção para evitar danos físicos ao patrimônio (recursos materiais) e perigos à vida (recursos humanos).

As cidades também tem a mesma necessidade que as empresas e, assim como as empresas, tem a função de manter a sua população informada das condições atmosféricas e das ações coletivas de proteção através da Defesa Civil. Cabe destacar que o “trabalho em céu aberto”, realizado por empresas e pelo poder público, só pode ser realizado com um sistema de controle das condições atmosféricas atuando de forma ininterrupta e que informe imediatamente, por intermédio de alertas, quando surgem condições atmosféricas que podem causar perigo à vida das pessoas que estejam trabalhando.

São exemplos de trabalho em céu abertos os realizados na mineração, transmissão de energia elétrica, indústria da madeira e da celulose, usinas de açúcar e álcool, construção civil e toda a dinâmica de uma cidade incluindo as suas obras de infraestruturas.

Vale ressaltar que o acompanhamento das condições atmosféricas é de responsabilidade das Empresas (enquanto empregadoras) e da Defesa Civil (enquanto órgão competente do poder público nas cidades).

Um aspecto muito importante dos serviços de monitoramento das condições atmosféricas é a acuracidade dos alarmes que serão gerados em função das condições atmosféricas atingirem uma situação classificada antecipadamente como perigosa. A partir dos alarmes, que são automáticos dos sistemas de monitoramento, são emitidos alertas dentro de padrões definidos à priori. Em função de um alarme de aproximação de uma tempestade elétrica (tempestade com descargas atmosféricas) pode-se gerar um alerta de tempo para a chegada da tempestade permitindo que se tomem decisões mais acertadas sobre o início, continuidade ou paralização dos trabalhos a céu aberto.

Na prática, a acuracidade dos alarmes só são obtidos quando se utilizam sensores de campo classificados como Classe A instalados no local a ser monitorado. São sensores que detectam todas as fases de uma tempestade e atendem a norma IEC 62793 Protection Against Lightning – Thunderstorm Warning Systems e a NBR 16.785/2019 “Proteção contra descargas atmosféricas — Sistemas de alerta de tempestades elétricas”. Em síntese, uma informação em tempo real com grande acuracidade sobre as condições atmosféricas em uma determinada localidade só é possível através de sensores Classe A de monitoramento instalados em pontos estratégicos que detectam todas as fases de uma tempestade e, dependendo das condições que se quer monitorar, acompanhado de uma estação meteorológica também instalada no local. Via de regra o monitoramento local, com o sensor Classe A e estação meteorológica, também local, e complementado com informações de satélites e radares meteorológicos permite maior acuracidade das informações das condições atmosféricas, nos moldes que a Hinndelet coloca em prática.