Hinndelet - Sistemas de Proteção contra descargas atmosféricas em Porto Alegre - RS

(51) 3023-3350        (51) 99691-5848

settingsServiços

Serviços

O SiMCA - Sistema integrado de Monitoramento das Condições Atmosféricas é projetado para monitorar as condições do tempo sob sua área de cobertura e para isso utiliza dados e informações de sensores de detecção de descargas elétricas que realizam o registro do número de descargas ocorridas e local de ocorrência, usado para antecipar a ocorrência de descargas elétricas com antecedência dependente do modelo definido localmente e modelos de previsão de tempo para alertar a ocorrência de tempo severo em tempo real.

Os tempos e modelos de alerta são definidos em comum acordo com o Cliente.

O sistema a ser instalado deverá permitir realizar várias funções tais como:

1. Detectar a proximidade de descargas atmosféricas;
2. Enviar alertas para abandono de área e abrigo em locais de proteção em tempo seguro;
3. Determinar o início e fim do tempo de alerta;
4. Registrar a ocorrência das descargas atmosféricas no local de interesse;
5. Enviar boletins meteorológicos.

O sistema proposto consiste em agrupar informações de satélite e um modelo atmosférico de previsão de tempo. Essas informações serão analisadas constantemente por uma equipe de Meteorologistas que emitirão alertas em caso de eventos severos.

a) Desenvolvimento de métodos para processamento de dados de satélite para monitoramento e previsão de tempo:
 Imagens de Satélite e de Radar Meteorológico;
 Dados de Descargas Elétricas Atmosféricas;
 Estimativa de Precipitação por Satélite;
 Informações para o Modelo de Previsão de tempo Local.

b) Desenvolvimento de identificação e acompanhamento de sistemas precipitantes a partir de dados de satélites.

c) Desenvolvimento e implantação de um modelo de previsão de tempo em alta resolução ajustado para o local de interesse. Todas as informações extraídas do modelo serão utilizadas com as demais informações descritas acima, formando um sistema integrado de monitoramento e previsão de tempo e customizado individualmente para cada Cliente.

d) Desenvolvimento e implantação de um sistema automático de monitoramento meteorológico e emissão de alertas de condições severas (Figura 1), incluindo Estação Meteorológica local (temperatura, umidade, velocidade do ar, pressão atmosférica,etc.) ou outros sensores quando acordado com o Cliente.
Adicionalmente os Sensores são Calibrados localmente para cálculo e ajustes dos fatores de correção considerando as particularidades do local da instalação (orografia, altura em relação ao nível do mar, etc.).

Figura 1 – Configuração do SiMCA.

O Laboratório de Meteorologia define Modelos de Alerta os quais dependem das atividades exercidas pelo pessoal dos locais de atuação do sistema, da quantidade de pessoas trabalhando em local aberto, da comunicação interna entre os responsáveis pela segurança pessoal, dos procedimentos de segurança a serem desenvolvidos, dos locais de abrigo para os trabalhadores e de outros parâmetrosa serem definidos com o Cliente.

O Laboratório do SiMCA emite diferentes tipos de Alertas definidos em conjunto com o Cliente, sendo um exemplo o modelo a seguir:

1º. Previsão de ocorrência de descargas atmosféricas em tempo a ser acordado com o Cliente;

2º. Área livre de descargas atmosféricas.
Para envio dos Modelos de Alerta anteriormente citados, o software fornece ao usuário as atividades por diversas formas, tais como:
 Relatórios contendo dia e horário dos eventos;
 Gráficos para visualização do campo eletromagnético;
 Recebimento de SMS;
 Recebimento de E-mail;
 Recebimento de mensagem de voz para telefone fixo ou celular;
 Visualização do Sensores locais em tempo real (Figura 2).


 

Serviços:

Fale Conosco